segunda-feira, 22 de junho de 2009

Vale a pena comprar o W302?

Depois de tanto falar sobre o W302, só falta uma coisa: não, não os temas! Afinal, compensa comprar o W302?

A resposta curta: Vale a pena! Se você pagar R$400 ou menos desbloqueado, ou até R$40 no pós. Mais que isso, não compre!

Por quê? Porque o W302 tem pontos negativos que fazem um preço maior que R$400 não valer a pena. Você poderia levar um Nokia 5310, ou um Sony Ericsson K550i, por exemplo.

Mas eu adoro meu W302! Por que reclamar dele? Ninguém conseguiu descrever isto tão bem quanto este review: quem nunca teve um Sony Ericsson vai adorar o W302; quem já teve um, pode se decepcionar. E eu tinha um K300i — da Sony Ericsson.

Este é o celular que espero há anos: barato, com Bluetooth, cartão de memória, câmera de 2MP e com tela de bom tamanho. (Por que não comprei o W380, então? Não queria celular com flip, e queria vídeo. Você pode ver que tinha poucas escolhas!...)

Só que me desapontei um pouco com o W302! Já falei do que sinto falta nele: temas, gravar chamadas, toque gradual e outros. Isso você só descobre usando o celular por um tempo.

Mas tem outras coisas também. O W302 às vezes é lento e trava: já solucionei isto, mas não preciso de nenhuma solução no meu K300i antigo, nem no Nokia 5310, hoje principal concorrente do W302 — tanto em funções como (só agora) em preço.

Outra coisa que me irrita: algumas funções e opções ficam escondidas demais em vários menus. Por exemplo, configurar a internet no aparelho é uma saga! E o manual não ajuda.

Outra limitação, que enche o saco de quem comprou o celular bloqueado pela operadora, é a de não rodar programas maiores que 500KB. Existe gambiarra para isso, mas me explica: para que aleijar o celular desse jeito?

Por fim, a qualidade do som: pelo alto-falante, está longe do ideal. Meu amigo tem um Nokia 5310 e o som dele dá de 10 a 0 no meu W302. O som tem menos ruído e é mais alto. Mas, nos fones de ouvido, a qualidade do som é muito boa.

Os pontos positivos são os que procurava num celular barato há anos. A câmera é ótima em lugares bem iluminados (não tem flash); veja aqui uma foto que tirei com o aparelho. O Bluetooth funciona bem, mas jogos multiplayer não são suportados. Agora uso o celular como MP3, tenho mais memória — apesar de não conseguir salvar aplicativos na memória do cartão. O som é encorpado no fone de ouvido, o W302 cumpre aí sua função Walkman. E o design é show de bola: o celular é discreto e bonito, com metal polido na frente e tampa antiderrapante atrás.

Só tem que ficar claro uma coisa: para ter funções legais, de celulares mais caros, você perde algumas funções básicas. Por isso, não pague muito pelo W302 — é receita para se arrepender.

Você encontra outras opiniões sobre o W302 nestes links: Blog do Maragão, Versão Zero, PlugGSM, Buscapé (no Youtube) e Phone Arena.

8 comentários:

Anônimo disse...

o manual é uma droga!Não tem detalhes,nao acho nada sobre os ícones que aparecem na tela!Meu deus!Oque é essa casinha no lado esquerdo auto?E essa árvore?É alguma coisa do partido verde?

Unknown disse...

Hehehe, isso são os perfis que você tem ativados. A casa é o perfil "Local", e a árvore é o perfil "Externo". Você muda os perfis indo no botão de atalho -> Perfis ou em Menu -> Configurações -> Perfis. Abraço!

Anônimo disse...

Alguém sabe como escutar uma gravação de som no w302? O manual não ajuda em nada, alias nem fala sobre isso. Obrigada. Ramona

Anônimo disse...

acho que vou comprar esse celular, ta 299 bloqueado na tim.
vale a pena? obrigado

Anônimo disse...

Eo tenho Acho uma merda esse celuar

Anônimo disse...

Eu tenho e acho um celular nota 10, sua funcionalidade, seu design, aguenta pancada pra cacete, jogo até basquete com ele haha, recomendo muito !

silasca@uol.com.br disse...

Ventura,
Muito bom mesmo esse site aqui, tem dicas e tudo mais que precisamos saber sobre o W302, parabéns iniciativa, utilidade e explicações com um pitada de bom humor.
Continue assim valeu mesmo.
Um abraço,
Silas

Loan disse...

Bom blog, meu caro. Parabéns!

Postar um comentário