sábado, 16 de maio de 2009

Programas Java maiores que 500 KB

Várias pessoas têm falado que o W302 não roda programas Java maiores que 500KB: aparece a mensagem “Falha na autorização” ou “Aplicativo não é suportado”. Essa limitação é péssima: não conheço nenhum celular com essa limitação, mesmo que mais baratos. Não dá pra ler qualquer livro que você ache na internet, nem jogar qualquer jogo - apesar de o W302 ser capaz de rodar a maioria dos jogos (e, claro, de ler qualquer livro).

Mas descobri que dá pra burlar isso! O tutorial original está em inglês; abaixo segue minha versão.

---

TUTORIAL:

No computador, crie uma pasta “Cópia”. Copie o programa maior que 500KB para essa pasta. Abra o Winrar, vá em Arquivo > Abrir e selecione o programa Java original (que NÃO ESTÁ na pasta “Cópia”). Você vai ver uma lista com vários arquivos: apague todos. Apague todas as pastas também, menos a pasta META-INF. Feche o WinRAR (ele salva o arquivo sozinho) e passe esse programa Java pro celular. Desconecte o celular de modo seguro. No W302, instale o programa, mas não rode! Ainda não acabou.

No computador, abra a pasta “Cópia” e copie o programa (Ctrl+C). Conecte o celular no computador, abra a pasta PHONE > Aplicativos e cole o programa (Ctrl+V).

Se você não estiver vendo a pasta Aplicativos, é porque ela está oculta. Vá no Yahoo Respostas que ensinam você como mostrar pastas ocultas.

Pode dar SIM para substituir o arquivo, sem medo. Desconecte o celular de novo e rode o programa!

---

O tutorial original avisa que nem todo programa funciona com essa gambiarra: alguns dão tela branca e travam. Eu testei o Fifa Street 3 e deu certo, mas o meu abre normalmente programas maiores que 500KB. Acho que, se você compra desbloqueado, não tem esse problema. Se compra na operadora, existe essa limitação.

Espero que a Sony Ericsson conserte isto no futuro, ou que as operadoras parem de colocar limite nos aparelhos. Afinal, de quem é a culpa?

O tutorial serviu pra você? Algum programa não funcionou? Deixe seu recado nos comentários, não precisa ser registrado.

54 comentários:

Anônimo disse...

Funciona mesmo, valew aê ventura. *-*

Anônimo disse...

Valew kra. Muito obrigado pelas dicas.
Ah, vc por acaso sabe como faço pra sincronizar o celular com o pc ? tenho uma lista de contatos no PC mas não consigo tranferir pro w302. Existe algum modo ?

Obrigado !

Anônimo disse...

Ótimo blog, excelentes dicas.
Valewzão!

Unknown disse...

Valeu pelos comentários, pessoal, esta página se tornou a mais popular 12 horas depois que coloquei ela no ar!
----------
"tenho uma lista de contatos no PC mas não consigo tranferir pro w302. Existe algum modo ?"

Para o Anônimo n°2: não dá pra sincronizar o W302 com o PC. Você pode passar os contatos pra um outro celular que sincronize com o PC, passar os contatos pro chip e usar no W302.
Senão, envie os contatos por Bluetooth: pra isso vc precisa ter um receptor Bluetooth pro seu computador. Ele é pequeno, parece um pendrive e é barato, uns R$20 no Mercado Livre.
Se você conseguir transformar seus contatos para o formato .vcf (VCard), o W302 aceita. Grave os contatos em arquivos .vcf e jogue no aparelho, e vá gravando um a um.
Ajudei, (qual seu nome)?

Anônimo disse...

EU TESTEI COM O FIFA 2009 PORÉM NAO OBTIVE EXITO... SE ALGUEM PUDESSE TESTAR E VER SE RODA PRA EU TER CERTEZA QUE EU NAO ESTOU FAZENDO ALGO ERRADO

Laiane disse...

Eu não estou conseguindo apaga os arquivos no winra, quando eu tento diz que o arquivo esta corrompido. -.-

Unknown disse...

@Laiane
Provavelmente porque o programa Java está corrompido! Faça o download de novo desse programa e siga o tutorial.

Anônimo disse...

De: Felipe

Bom dia cara..
gostaria de falar que o seu blog é muito bom..
Seguinte.. meu celular é da VIVO .. peguei programa de pntos e ele veio c. o bloquei dos 500kb.. Vou seguir o seu tutorial e vou ver se consigo instalar algum jogo maior do que 500 Kb ai mando comentario aqui pro pessoal se funcionou ou nao...
:)

Laiane disse...

Eu baixei outra vez o programa, e deu a mesma coisa, o programa que eu estou usando é o mjbookmaker, sera que é por calsa dele??
Qual o programa que você usa?

Unknown disse...

Tentei usar meu tutorial com um livro do MJBookReader e não deu certo também! Diz que o arquivo está corrompido, mas no cel lê normal. Faça o seguinte: quebre seu livro em partes de 500KB. Leia meu tutorial do MJBookMaker.

Anônimo disse...

De: Felipe
Bom dia pessoal..
Testei ontem o negocio de aplicativos maiores que 500 kb
Funcionou perfeitamente...
Coloquei para testar o Pokemon Gold q tinha tamanho de 800 e pokos Kb...
Otima dica mto obrigado..

Laiane disse...

Obrigada Ventura, eu olhei o tutorial e ajudo muito. ^-^

Anônimo disse...

onde esta esse programa java original, pois no winrar eu não axo, e nem para baixar.
grato

Unknown disse...

Vc quer rodar no celular um programa com mais de 500KB, não é? ESTE é o programa original! "Original" não é o nome do programa.

Tulio disse...

tentei instalar o meboy atravez desse tutoriaal e sempre dava errado a msm mensagem "aplicativo nao suportado"

fernanda disse...

isso tabmbém vale para o f305?

Unknown disse...

Fernanda, talvez isso seja válido para todos os modelos que a Sagem fabrica: J132, K330, R300, R306, T250, T280, T303, Z250, Z320, F305, S302, W302 e W395.
Mas só tenho certeza que funciona no W302.

Bruno disse...

entre o w302 e w580i, qual seria o melhor?qual a versão do walkman player do w580i e do w302?qual dos dois suportam a função de colocar a foto da capa do albúm de uma música,enquanto a mesma é tocada no walkman?

Anônimo disse...

Olá! ^^
Bem, primiero gostaria de lhe congratular pelo ótimo blog que você tem. Realmente se não fosse suas informações, eu acho que estaria muito, mais muito puto com o W302, pq omanula dele não serve de nada. Cara, comprei o W302. Gostei geral do aparelho e tudo. Mas, eu não sabia dessa "limitação". Bem, segui seu tutorial, mas não obtive êxito . Pois bem, quando passo o arquivo que você pede para não deletar (o nome do único arquivo existente na pasta META-INF é o MANIFEST.MF)o celular não "lê" o arquivo como algo a ser instalado, como na verdade, todo programa que se passa pro cel, ele aparece a opção "Instalar". Bem , gostaria de saber se: estou fazendo errado; se caso desbloqueando o celular(o meu é da Claro e o comprei em uma Loja Claro) ele expande essa limitação; e se seria possível vc fazer um tutorial, igual aquele que vc fez para mostrar com se usa o MP3Gain (que por sinal ficou perfeito a explicação). Agradeço antecipadamente por qualquer orientação. E mais uma vez, parabéns pelo blog. Muito muito bom.

Unknown disse...

Anônimo!
Pelo que você explicou, o q vc fez de errado foi passar o arquivo MANIFEST.MF para o celular: você tem que passar o programa Java, em formato .JAR, senão não dá certo! O tutorial para fazer isso tá neste post, vc não viu?
Olha, eu comprei o meu cel desbloqueado e não tenho esta limitação de 500kb. Não tenho absoluta certeza de que se desbloquear resolve, mas como o seu é da Claro eles não vão mesmo desbloquear antes dos 12 meses. E a Oi está proibida judicialmente de desbloquear aparelhos da Claro. O jeito será seguir o tutorial deste post.
Valeu pelos elogios, e continue ligado no blog! Abraço

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Alexandre disse...

Opa... valeu Ventura, mas acho que não me entendeu direito, e parece que nesse link que vc me mandou tem a respota para a pergunta que eu não soube explicar... rsrs... mas é que no jogo, fica cortada a tela, não dá pra ver a parte de baixo da imagem... mas acho que no mais tá tudo certo então...

mas de qq forma valeu mesmo, e estou aguardando atualizações!! abs!!!

Unknown disse...

Fala Alexandre!
Não me dá um susto desses, pensei que tinham te vendido teu cel com a tela deslocada! hehehe...
Não dá pra ver a parte de baixo do jogo porque seu jogo tem resolução maior que a do W302, de 176 x 220. Jogos com essa resolução você acha no Jogos para Celular e no W302 Games.
Abraço!

Alexandre disse...

hehehehe... eu tbm assustei!!! mas então Ventura, aproveitando muito da sua boa vontade, baixei um aplicativo de planilha no link desta msg... o aplicativo (planilha) fuincionou quase perfeitamente, pois não consigo salvar as alterações no arquivo... vc já usou esse programa?? vc saberia me ajudar nesse caso??

novamente, muito obrigado!!!

Unknown disse...

bem... qual o nome do programa, e cadê o link pra download? me manda no about.w302@gmail.com .

Alexandre disse...

putz.. não consegui colar o link no comentário, por isso coloquei o link no meu nome... mas vou tentar digitar o link aqui pra ver se dá certo:

http://tudoparaseu5310.blogspot.com/2009/05/aplicativo-sheet-planilha-no-estilo.html

falows, valeu e abraços!!!

Unknown disse...

Não funciona mesmo. Usa o MiniExcel. E evita baixar programa do Tudo para seu 5310, a resolução de tela dele é diferente do W302. Abraço!

Anônimo disse...

tentei faze isso com o jogo do chuck norris e a tela fica preta e nao aparece mais nada =/

Anônimo disse...

Não consigo visualisar ou desmembrar esta lista de arquivos do winrar.
Alguém pode me ajudar?
Ramsés Júnior

Anônimo disse...

Cara muito bom o post...
mais me da uma ajuda ai...
eu colokei pra exibir pasta oculta,
mas a pasta aplicativos não está aparecendo...
por favor se haver algo para tentar fazer para que ela apareça por favor fale ai...
vlw flws xau

Anônimo disse...

baixei jogos java da net quando passo para o w302 aparece se quero instalar, aperto que sim e aparece enviando, fazendo download. isso quer dizer que ele esta baixando da internet??

Anônimo disse...

resposta pra pergunta de cima...
não so ta baixando os arquivos para a pasta de aplicativos do seu celular...pode deixar rola...

Anônimo disse...

Não deu certo comigo! Tentei instalar o bluetooth messenger, mas aparece a msg de q o "aplicativo não é suportado"..
O q faço pra ter esse aplicativo no meu Celular?? Tem algum outro com a msm função???

Unknown disse...

O Bluetooth Messenger não funciona no W302, porque os aplicativos Java não têm acesso à antena Bluetooth do aparelho.
http://aboutw302.blogspot.com/2009/05/da-pra-usar-o-w302-como-controle-remoto.html

Maíra disse...

Cara, aqui não tá dando certo. fiz tudo o que tem no tutorial. fiz uma cópia, abri com o winrar, só deixei a pasta meta-inf, fechei e passei essa cópia pro celular. daí quando vou instalar diz que não é possível ._. que eu faço?

Anônimo disse...

fez tudo errado!

Anônimo disse...

no meu PC não aparece a memória do telefone, só aparece a memória do memory card. O q eu faço? por favor, me mande um email p/ lucaschiconato@yahoo.com.br

Obs.: Eu instalei o Driver USB do site da Sony Ericsson. Meu PC é novo e tem várias entradas USB e leitores de cartões de memória.

Anônimo disse...

...porque meu w302 nao aceita o programa super blueton hacker 1.8

Anônimo disse...

Existe algum programa que possa expandir o gravador do w302.

Anônimo disse...

De: OBSERVADORPB



Existe algum programa que possa gravar ligações no W302, como ocorre no W200?

Unknown disse...

olá ventura
o meu caso nao é que esse como vc disse "Várias pessoas têm falado que o W302 não roda programas Java maiores que 500KB" o meu é que nao consigo colocar nada enviado para ele. como por exemplo
tentei colocar um arquivo ja convertido uma apostila com 21,9KB no meu celular w302 diz que o item nao suporta, ja quando eu coloco no celular da minha esposa um motorola z3 ele aceita sem problema e abrir a apostila pq isso estava acontecendo com o meu?

ahgarotta disse...

obrigado o meu celular e bloqueado e nao funciona com todos os jogos eu tentei com the sims 3 e deu certo valeu mesmo!! =D

Rafael disse...

poxa nem o pes e nem real fotball esta pegando no meu e302 pq?
isntala ate instala mas joga roda q é bom nada tem como ele roda?
pes 2009 e 2010 e real fotball 2010......

Anônimo disse...

Mandei desbloquear o w302 (era da claro) e depois disso ele passou a rodar jogos acima de 500kb.

Anônimo disse...

ventura, vc é O CARA!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Luccas A. C. disse...

Kra Vlw demais man eu já tava desistindo desse cel. agora eu tô extasiado aki é mto complicado rodar jogo nele mais a resulação e o desenpenho dele é mto bom vlw kra obg msm!

Unknown disse...

Po o meu Funfo legal...
Tava a moh tempaum procurando uma solução e só encontrei aki...
Vlw mesmo...

Janaina disse...

amigo, a pasta é java ou Java original ?

Thiaguinho disse...

tem como vc postar um video com passo a passo ???

Se coseguir postar vlw

MUNDO DO CELULARES disse...

funsiona mesmo obrigado espero mais dica sua

Unknown disse...

tenho uma dúvida :/
Meu celular não instala o aplicativo que ta no modo "jar" dae eu tenho que criar um arquivo em "jad" e ai sim instalar, eu tentei usar essa dica,aparentemente funcionou, mas o aplicativo apenas começo e travo, você acha que tem algo aver com meu celular só aceita aplicativos em formato "jad" ? tem alguma dica? :/
obrigado!

Anônimo disse...

ventura por que o w302 ñ roda os jogos como pes e roda ums bem pesados como nfs udercover waleu seu tutorial ajudou muito .

Anônimo disse...

gostei mais quero aindacolocar tema

Postar um comentário