O que é GPRS? Também conhecido como 2.5G, é um serviço de rede no qual os dados são transmitidos em pacotes. Foi feito pra ser ligado quando necessário, e desligado quando não em uso.
Depois de fuçar muito na internet, acho que a resposta é NÃO. Em outros telefones da Sony Ericsson (como o K550i), dá pra desligar o GPRS indo em Menu > Configurações > Conectividade > Comunicação de Dados > Serviço preferencial > Somente CS. Com CS (circuit-switched) ligado, o aparelho usa apenas a rede GSM (2G).
Foi difícil achar informações sobre isso. Em algumas marcas, como a Samsung, precisa entrar num menu secreto pra desativar o GPRS. O IPhone não permite desligar o GPRS. Na Nokia, também não dá pra desligar o GPRS, mas dá pra controlar quando ele deve ficar ligado: “só quando preciso” ou “sempre ativo”. Imagino que no W302 a única opção (não modificável) é “só quando preciso”, já que deixar o GPRS sempre ligado drena a bateria em questão de horas.
Mas como saber se o GPRS (ou EDGE, tecnologia 2.75G, mais rápida) está sendo usado? Você já reparou que tem uma letra “G” (ou “E”) em cima das barras de sinal do W302?
Será que não é isso que indica o uso da rede GPRS (ou EDGE)? Não pelo que li: a letrinha só indica se o celular está em área com rede GPRS, e não que a rede está mesmo sendo usada. Ora, mas uma das vantagens da rede GPRS é que ela só é usada quando necessária: o celular não vai ficar sempre usando a rede. Logo, não vai gastar bateria. Aliás, desligar o GPRS não resulta em ganho perceptível de bateria.
Resumindo: no W302 não dá pra desligar o GPRS, mas nem precisa mesmo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário